terça-feira, 14 de agosto de 2007

CPI propõe à Enersul redução de 5% nas contas

Na reunião desta terça-feira (14), os deputados que compõem da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga o alto custo da energia elétrica em Mato Grosso do Sul (CPI da Enersul) apresentaram aos representantes da empresa a contraproposta para redução das contas de energia.

O principal item da contraproposta é a redução de 5% no valor das contas tanto para os consumidores residenciais quanto para os dos setores industrial, comercial e rural. Além disso, o documento inclui a solicitação de que nas contas passe a constar a informação de que o desconto concedido se deve ao acordo entre a Assembléia Legislativa e a Enersul.

Ainda constam da contraproposta itens como a doação ou cessão de um veículo de aferição de medidores para a agência estadual do Inmetro, a solicitação para que o dinheiro das contas recebido pela Enersul permaneça por pelo menos sete dias depositado em agências bancárias de Mato Grosso do Sul, o que eleva o saldo médio e qualifica o Estado para pleitear financiamentos junto à Caixa Econômica Federal e ao Banco do Brasil.

Outra solicitação é para que os recursos destinados à eficiência energética sejam aplicados em programas e projetos locais indicados por um colegiado composto por representantes da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Agepan (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul), Enersul e Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Os deputados também propõem que o fundo Social de 1,5% seja utilizado sob consultoria e fiscalização da Assembléia Legislativa.

De acordo com o diretor de Regulação da Enersul, José Simões, a empresa deverá analisar a contraproposta em dez dias e oficializar uma resposta em reunião marcada para o próximo dia 24.

Fonte: Al.ms.gov.br

Nenhum comentário: