segunda-feira, 23 de julho de 2007

Empresa está em baixa no quesito satisfação

A Enersul é uma das piores concessionárias do País no quesito satisfação do consumidor. Entre as 64 empresas brasileiras, a multinacional ocupa o 53º lugar, conforme revela a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por meio da publicação do Índice de Satisfação do Cliente (Iasc) de 2006.

A melhor colocação nos últimos sete anos da Enersul foi registrada em 2002, antes da aplicação do tarifaço, que reajustou o serviço no Estado em 51,87%. Na época, a empresa apareceu em 28º lugar.

Um ano depois, o grau de satisfação do consumidor decaiu substancialmente. Da 28ª posição, a concessionária passou a ocupar o 46º lugar, já em 2004, o 53º, um ano mais tarde, o 47º e, em 2006, voltou à 53ª posição. Já a Elektro, que atende cinco municípios sul-mato-grossenses, ficou em 26º lugar no ano passado – 27 posições à frente da multinacional.

Para o relator da CPI da Enersul, deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB), a pesquisa expressa a realidade observada no Estado. Ele informou que, no decorrer dos trabalhos da CPI, vários problemas foram detectados e relatados pela população.

Entre as deficiências, Marquinhos Trad destacou a ausência de escritórios de atendimento ao consumidor no interior do Estado. Pesquisa da CPI revela que o serviço está disponível em apenas 10 dos 73 municípios de abrangência da concessionária. Segundo o relator da comissão, a presença dos escritórios é mais um artifício que influencia a Aneel, que recomenda a implantação do serviço, a conceder os reajustes solicitados pelas empresas.

Além da ausência dos escritórios, Marquinhos Trad frisou que muitos municípios ficam sem energia por longo espaço de tempo, sendo que a Enersul não deve deixar a população sem luz em média 11 horas por ano. "Quando venta um pouco em Jaraguari, a energia já cai", citou.

Para o relator da CPI, a situação é contraditória. "Como a Enersul se intitula empresa de referência diante destes dados? Em Campo Grande, por exemplo, a população ficou sem energia por mais de 15 horas na semana passada. Uma empresa que se determina a melhor não pode deixar de agradar ao consumidor, mesmo diante de uma forte chuva", comentou.


Mais queixas

Demonstrar a insatisfação do cliente em relação ao serviço prestado pela Enersul não é uma particularidade da Aneel. O Procon de Mato Grosso do Sul também atesta esta constatação. Desde abril, a empresa energética ocupa o primeiro lugar, em valores nominais, na lista de reclamações registradas no órgão. De 22 de maio a 15 de junho, foram computadas 152 queixas, o que corresponde a 15,53% do total de reclamações verificadas pelo órgão. (LK)

Fonte: Correio do Estado

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